Cupom mania

Em terra de inflação, quem economiza é rei! Digo isso, pois a Argentina está vivendo mais um momento, entre vários, de crise e com ela vem a inflação que tem chegado a uns 20% ao ano. Por sorte, e por enquanto, os salários têm aumentado de acordo com a inflação e acaba que, apesar de você se assustar com os preços, não tem havido muitas mudanças no orçamento doméstico. Eu disse muitas mudanças, mas mesmo assim algumas coisas acabam aumentando um pouco mais que a inflação e dá para sentir no bolso. Dessa forma não resta alternativa a não ser buscar formas de economizar.



Aqui na Argentina não costuma ter as super promoções de produtos para cada dia da semana. Não tem isso de: vou na segunda porque é promoção da carne, na terça é de grãos, na quarta é hortifrúti e por ai vai... Nada disso... Há os encartes com promoções de produtos, mas os melhores descontos são feitos de outras formas.

Em Buenos Aires, os supermercados mais comuns são: Carrefour, Coto, Disco, Jumbo e Dia. Costumo ir aos domingos no Coto para fazer a compra da semana e durante a semana passo no Dia pois é caminho do ponto de ônibus para casa. Costumo comprar nesses dois pois são os que estão mais próximos da minha casa.

O Coto é um supermercado grande, com preços razoáveis e que costuma ter boas promoções durante o fim de semana. Geralmente eles oferecem de 15 a 20% de desconto nas compras com pagamento no cartão de débito. E também há o que eles chamam de club dia que é um cartão de desconto. Você se cadastra, ganha um número e aproveita as promoções de desconto na 2a unidade que acontecem nos findes. Cada fim de semana são produtos diferentes, eles dão a relação de produtos que na compra de dois o 2o sai com 60 ou 70% de desconto. No final você consegue economizar bastante. Costumo aproveitar os produtos de limpeza, giletes,  alimentos que uso muito e outros que têm bastante durabilidade. Dependendo da compra, chego a economizar 80 pesos!


O Dia, que pelo que parece está chegando ao Brasil, já é um supermercado menor e de menor qualidade. Não há muitas variedades de produtos e muito menos de marcas, mas é bom para passar quando está faltando algo em casa. Também há um cartão de desconto do dia, que dá desconto em alguns produtos. Por isso é sempre bom tê-lo na carteira ou pendurá-lo no chaveiro, já que eles dão um cartão com um formato especial pra isso. Além disso, uma vez por mês sai uns cupons de papel quando você faz alguma compra e você pode usá-los até o final do mês. Os cupons são descontos em determinados produtos ou há promoções de leve 3 e pague 2. Dá para economizar alguns pesitos.



Claro que essas promoções devem ser aproveitadas com bom senso. Não dá pra comprar um produto que você não vai usar só porque está em promoção. Acho que o que vale mais a pena são os produtos de limpeza que costumam ser caros e que duram muito. Aí sim dá pra comprar dois, três ou mais, dependendo do desconto. Mas os alimentos perecíveis devem ser comprados com cautela para depois não acabar jogando fora porque estragou.

 Tirei esse tema, pois no finde estava zapeando os canais e parei para ver um programa do H&H que se chama, aqui, "Cupón Mania". É um programa que mostra pessoas viciadas em cupons de desconto. Juntam zilhões deles e vão nos supermercados fazer uma compra de 300 dólares e acabar pagando 20. Mas, por mais que pareça, não é nada legal... A típica cultura americana (sou um pouquinho anti-americana) de comprar, comprar e acumular. E essas pessoas estocam a comida que conseguem com seus cupons. Uma delas disse: "Tenho um estoque de mistura para preparar bolo para 10 anos". E eu digo: "Tudo isso vai durar 10 anos???". Óbvio que não! Comida que vai ser jogada fora!!! Enfim, é um programa bizarro que mostra as distorções desta sociedade tão consumista. Além disso, os descontos sempre são para os produtos altamente industrializados, não há descontos para frutas, verduras, carnes, comida de verdade. E para pagar pouco as pessoas só compram enlatados... Só comem enlatados... Isso é vida? Ok, não vou me empolgar. Só quero deixar claro que é bom aproveitar descontos, mas sem deixar o cérebro em casa na hora de comprar!

Fica o link para quem quiser ver um episódio do programa.

Besos descontados!
Seguidores:

Comentários

Postar um comentário