Esse livro eu recomendo

Já faz um tempinho que terminei de ler esse livro "Mundo Privado" da Patricia Rojas. Comprei sem conhecê-lo, durante um evento aqui na cidade de Buenos Aires, chamado "la noche de las librerías". É um evento que acontece uma vez por ano, basicamente as livrarias e sebos da avenida Corrientes ficam abertos a noite toda para que as pessoas possam ver, tocar, comprar e estar mais próximas do universo dos livros. Além disso, há sempre shows, apresentações, conversas e palestras de escritores que animam o evento. No ano passado, por exemplo, assistimos, gratuitamente, o show da Julieta Venegas, uma cantora mexicana muito conhecida nesse universo hispano.



Mas, voltemos ao livro... Ele foi escrito após uma série de entrevistas realizadas pela autora à famílias que vivem nos "countries" instalados na província de Buenos Aires. Os "countries" são uma espécie de bairros fechados que surgiram a partir da década de 80. Ao príncipio, eram como se fossem clubs de golf nos quais as famílias construiam suas casas de veraneio. Mas, com o aumento do custo de vida e da violência na cidade de Buenos Aires, muitas famílias passaram a viver permanentemente nesses bairros. Outro fator que contribuiu para o crescimento desses tipos de bairros foi a expansão e melhora da malha rodoviária que liga a província à capital.

Então, o livro é bem interessante, pois mostra um pouco o que pensam os moradores desses lugares. E o foco sempre está nas entrevistas aos adolescentes que vivem nesses bairros, principalmente os que moram desde que nasceram ou desde muito pequenos.

Não sei se é possível encontrar a tradução para português, então fica a dica para os que gostam de ler em espanhol.

E já acrescento a dica de um outro livro, também argentino, mas que tem sua versão em português, que segue a mesma temática. Trata-se do livro "As viúvas das quintas-feiras", um romance que se passa em um bairro privado na província de Buenos Aires, só que o contexto é a crise de 2001. Vale a pena ler.



Bem, espero que gostem das dicas.

Besos!

Comentários