Buenos Aires - Ciudad Verde


Admito que não gosto muito de dar opinião sobre política aqui na Argentina. Primeiro porque não conheço tanto a história política para falar qualquer coisa. E segundo porque aqui têm pessoas que são a favor de algum político e tornam-se incapazes de observar suas ações com o mínimo de crítica, o que torna impossível falar sobre política com essas pessoas.

Porém, vou dizer que simpatizo com algumas ações do prefeito de Buenos Aires, Macri. Uma delas é a implementação do conceito de "cidade verde", que tem gerado uma série de ações a favor do meio ambiente. Essas ações visam repensar o transporte e a coleta de lixo.

Já tem um tempo que foram espalhados pela cidade locais onde é possível alugar, gratuitamente, bicicletas. Basta se cadastrar, com um documento argentino, e é possível pegar uma bicicleta e devolver em qualquer outro ponto dentro do horário de funcionamento. Além disso, construíram várias ciclovias por toda a cidade. Por isso, é comum ver, cada dia mais, pessoas indo para o trabalho de bicicleta.



Outra medida é a coleta seletiva do lixo. Começaram com campanhas para conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo reciclado do lixo orgânico. Também distribuíram bolsas de pano para que as pessoas diminuíssem o consumo de sacos plásticos, que por sinal são cobrados para evitar o desperdício. Depois instalaram, em quase todas as ruas, lixeiras para impedir que as pessoas deixassem o lixo nas calçadas. Uma medida muito importante, pois diminuiu as enchentes. E estas lixeiras são de duas cores: preta (para lixo orgânico e não reciclável) e verde (para recicláveis). E agora depende de cada um. Eu tenho separado o lixo reciclado e aproveito para deixá-lo na lixeira certa sempre que vou passar por onde existe uma. Depois o lixo reciclado é recolhido por pessoas das cooperativas, enquanto o outro é recolhido pela companhia de lixo local.



Além disso, é possível consultar o site "Donde reciclo", para saber onde deixar o lixo reciclável, principalmente resíduos que precisam de maiores cuidados.

Besos!
Seguidores:

Comentários